segunda-feira, 28 de maio de 2012

Azul e Trip irão se unir!




Parece que a Azul anuncia nesta segunda-feira a fusão de suas operações com a Trip, diminuindo a distância que a separa das duas líderes do mercado doméstico de aviação, TAM e a Gol. Com a união, a nova empresa, que deve continuar operando sob a bandeira Azul passará a deter cerca de 15% de participação nos voos domésticos, contra 38% da TAM e 34,4% da Gol, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) relativos ao mês de março.

Com a fusão, a Azul praticamente duplica sua frota, adicionando às atuais 49 aeronaves as 58 pertencentes à Trip, que terá 104 aviões voando com sua marca. Os detalhes da transação serão apresentados somente hoje, mas fontes próximas das negociações informam que a Azul deverá deter 80% do capital da empresa resultante da fusão, enquanto os três acionistas da Trip (os grupos Capriolli, Águia Branca e SkyWest) dividirão os 20% restantes.

Resta saber como ficará as coisas em Campos. Eu creio que as operações irão melhor e esperamos mais vôos e menores tarifas. Por outro lado, o aeroporto continuará com apenas uma empresa o que é ruim, pois não há concorrência.

2 comentários:

Mendel disse...

As duas que operam ATRs e E-Jets e ainda tem um serviço de bordo atencioso de aeromoças charmosas.
Qualquer semelhança é mera coincidência.

David Neelman com fome de mercado. Pudera, é um cara de visão.
Já viajei pela AZUL num vôo Campinas (VCP) - Galeão (GIG) e posso confirmar a qualidade de voar num Embraer E-190 com espaçosas poltronas de couro em fileiras de duas poltronas e opções de snacks para o lanche de bordo.

Acredito que a grande sacada é a AZUL usar os vôos entre capitais com os E-Jets (tendo como bases Viracopos e Confins/Pampulha) e os "amarrá-los" com os vôos regionais operados pelos ATRs.

Aí ninguém segura eles!

Interessante que hoje recebi um e-mail da Trip divulgando novos vôos entre Brasília - Cuiabá - Campo Grande e Curitiba - Londrina - Campo Grande.

Mendel disse...

E a Trip anda agressiva:

Passagem de volta por R$ 9,90 nos vôos entre 02/06 e 15/06.

Na rota CAW-SDU há passagens disponíveis pelo valor promocional nos 3 horários.